Pular para o conteúdo principal

GEOGRAFIANDO :ATIVIDADE SOBRE RELEVO DO CONTINENTE AMERICANO -perfil do relevo do continente americano


GEOGRAFIANDO :ATIVIDADE SOBRE RELEVO DO CONTINENTE AMERICANO





  ANALISE LOGO ABAIXO O PERFIL 1 E 2  DO RELEVO DO CONTINENTE AMERICANO, E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

a)      O perfil 1 refere-se a que porção do continente? __________________________________  
b)      O perfil 2 refere-se a que porção do continente? __________________________________  
c) ANALISANDO OS DOIS PERFIS DO RELEVO NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE :
(      ) Na parte central encontramos grandes planícies e depressões como : Planícies Centrais,  as planícies e depressões na Amazônia, etc.
 (      ) Em ambos os perfis, destacam-se  grandes formas de relevo: as altas cordilheiras do oeste, as planícies e as depressões do centro, e os planaltos e montanhas antigos desgastados do leste.
(      ) Na  costa do  Oceano Atlântico, a leste do continente, predomina uma formação montanhosa  jovem com as cadeias montanhosas mais altas que estende-se desde o Alaska até o extremo sul do Chile.
(       ) Na costa do  Oceano Atlântico , a leste do continente, é constituída por planaltos e montanhas muito antigos como: as Montanhas Rochosas, Serra Madre e Cordilheira dos Andes.
a)     PINTE O PERFIL DE ACORDO COM A LEGENDA
b)    Faça um círculo para localizar as seguintes formas de relevo e numere-as devidamente no perfil do relevo da América do Norte:
1-     Cadeia da  Costa
2-     Serra Nevada
3-     Planalto da Grande Bacia
4-     Montanhas Rochosas
5-     Planície Central
6-     Montes Apalaches
7-     Planície Costeira

c)     Faça um círculo para localizar as seguintes formas de relevo e numere-as devidamente no perfil do relevo da América do Sul:
1-     Cordilheira dos Andes
2-     Altiplano Boliviano
3-     Planície do Pantanal
4-     Planalto Brasileiro
5-     Planície Costeira

d)    Compare o perfil do relevo norte-americano com o perfil do relevo sul-americano e numere a segunda coluna de acordo com a primeira :
(  1 ) Na parte leste                                  (     ) Planícies
(  2 ) Na parte central                               (    ) Altas montanhas
(  3 ) Na parte oeste                                 (    ) Planaltos e planícies litorâneas









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO