quarta-feira, 28 de agosto de 2013

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA COM GABARITO - TEMAS : GLOBALIZAÇÃO , TRANSNACIONAIS E OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL / UNIDADE 2 - TEMAS 1, 2,E 3 - FONTE : GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA


GEO-AVALIAÇÃO -   valor :10,0 obteve : ______

Aluno(a): ____________________________________________________8º ano : ____nº: ____
                                 (escreva o nome com letra legível e o número de acordo com o diário)                    Data: ______/_______/______
ATENÇÃO:
-     questões para completar ou assinalar, se forem rasuradas serão anuladas;
-     escreva com letra legível, pois caso esteja incompreensível a resposta será desconsiderada;
-     procedimento inadequado ( conversas, brincadeiras, comentários inadequados, etc ) durante a geo-avaliação implicará em recolhimento ou anulação  da mesma.

Questões unidade II – TEMA   1  :    A ECONOMIA MUNDIAL ATUAL


1) “ Vivemos num período de globalização. Assim há uma certa transferência   ou  transplante de estilos de   comportamento social ou cultural e uma grande familiaridade com  “o diferente”  quando milhões de pessoas  em todo o globo   compartilham os mesmos hábitos  e  costumes mesmo sem se dar conta disso.”
A seguir , observe os aspectos que compõem o processo da globalização                                        ( 1,0 )

QUESTÃO: Numere  a coluna abaixo, de forma que os processos da globalização sejam explicados adequadamente .

OBS: apenas 4 destes itens serão utilizados

( 1 ) mundialização  da produção              
( 2 ) inter-relação dos países   
( 3 ) crescimento do comércio internacional                          
( 4 ) centros de poder da economia global
( 5 ) rápida expansão dos fluxos financeiro
( 6 ) sociedade global                                         

(      ) detêm as sedes de muitas das principais empresas transnacionais  e é  formado por um grupo de países que mais se beneficia com o processo de globalização.
(      )  caracterizada pela grande circulação de informações, mercadorias e pessoas, fazendo surgir assim uma sociedade cada vez mais igual  no planeta.
(      )  uma decisão política ou econômica tomada em qualquer ponto do planeta, ou seja, em qualquer país,  pode provocar reações em cadeia em diversos países.
(      ) grande parte das empresas dos países desenvolvidos mantém filiais ( multinacionais) espalhadas pelos cinco continentes, desta forma estas empresas controlam grande parte da produção e do comércio mundiais e tomam decisões estratégicas sobre a produção: o que, quando e onde fabricar.
RESPOSTA : 4 - 6 - 2 - 1

 2) A ECONOMIA GLOBAL E O AUMENTO DO DESEMPREGO: A globalização econômica está cortando os empregos em escala mundial e num ritmo igualmente veloz. Na sociedade globalizada, há um mercado cada vez mais exigente na qualidade da mão-de-obra . Os trabalhadores sem qualificação são os mais prejudicados pelas inovações . Atualmente as causa do desemprego podem ser de  dois tipos  :  conjuntural e   estrutural.    ( 1,0)

QUESTÃO: Determine no espaço em branco qual é o tipo de desemprego em cada afirmativa , escrevendo se é do tipo  ESTRUTURAL OU CONJUNTURAL     

A)_________________________________ resulta de uma situação temporária; ocorre quando um país enfrenta dificuldades  econômicas.
B) _________________________________ é resultante da implantação de tecnologias modernas nas empresas e outros setores de serviço.
C) _________________________________ um  posto de trabalho substituído por uma máquina simplesmente deixa de existir ; é o tipo de emprego que não se recupera jamais.
D) _________________________________ é o tipo de emprego que se recupera após uma melhora na economia do país, ou seja, após o fim de uma crise.     
RESPOSTA:     A) CONJUNTURAL   B)     ESTRUTURAL  C ) ESTRUTURAL D) CONJUNTURAL                                                                                                                                                                  
 TEXTO :  GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO CADA VEZ MAIS INTERLIGADO



3) OBSERVE AS FIGURAS e RESPONDA : As imagens  desses produtos nos passam a ideia de um importante aspecto da globalização :    “a uniformização de hábitos “.

 
 a) Explique o que é a uniformização de hábitos ? (1,0)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                                       ( letra legível, textos bem esclarecidos e argumentados )

RESPOSTA (ESPERA-SE  UMA RESPOSTA DENTRO DESTE CONTEXTO )Diante disso tudo, os hábitos das pessoas mudaram, radicalmente. E mudaram no sentido de levá-las a terem comportamentos cada vez mais parecidos em todo o mundo. . .    Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no Brasil ou na Alemanha as pessoas comem alimentos semelhantes assistem programas de TV semelhantes, vestem roupas semelhantes e usam linguagens semelhantes. Isso quer dizer que as pessoas estão ficando cada vez mais semelhantes. Em qualquer região do  planeta, cada vez mais pessoas comem os mesmos alimentos industrializados, vestem as mesmas roupas, ouvem músicas semelhantes e assistem aos mesmos filmes, possuem os mesmos ídolos, etc .

Observa-se essa evidente homogeneização ( uniformização)  cultural ao analisarmos o consumo de hambúrgueres, pizzas, sorvetes, iogurtes, refrigerantes, cigarros, jeans, tênis, CDs, celulares, etc  -  em quase todos os países consomem-se os mesmos produtos, das mesmas marcas e modelos iguais
b) Explique através de exemplos como um adolescente no seu dia a dia , através do consumo de produtos, pode estar participando deste aspecto da globalização , ou seja, da uniformização de hábitos:   ( 1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                                    ( letra legível, textos bem esclarecidos e argumentados )

RESPOSTA : QUANDO É DESPERTADO POR SEU CELULAR SANSUNG DE ORIGEM COREANA, FAZ UM LANCHE COM BISCOITOS NESTLÉ( ORIGEM SUIÇA), TOMA UM LEITE DA PARMALAT ( ORIGEM ILTALIANA, ARRUMA-SE PARA IR A ESCOLA AO SOM DE " BEYONCE ( CANTORA AMERICANA), VAI PARA A ESCOLA NUM CARRO DA FIAT ( FÁBRICA ITALIANA), , ETC

4) O MUNDO SE MANTÉM INTERLIGADO : Telefones fixos e celulares , rádios, televisões e cada vez mais pessoas fazem parte da rede de computadores, como a  Internet., onde informações de todos os tipos são trocadas, produtos são vendidos, pessoas se conhecem e mantém contato; os acontecimentos são transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato instante em que estão ocorrendo.
RESPONDA : QUE FATO POSSIBILITOU QUE TODO ESSE PROCESSO ACONTECESSE ? ( 1,0 )
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RESPOSTA : A MODERNIZAÇÃO DOS SATÉLITES DE COMUNICAÇÃO  ( A modernização dos satélites de telecomunicações possibilitou a circulação de informação em tempo real, ou seja, os acontecimentos são transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato instante em que estão ocorrendo. Redes de televisão, como a norte-americana CNN ( Cable News Network), transmitem imagens do mundo inteiro, cobrindo os principais acontecimentos. Redes de rádio, como a Britânica BBC( Bristish Broadcasting Corporation ), também cobrem o mundo, emitindo seus programas – músicas, entrevistas, notícias , etc – em diferentes línguas., as TVs por assinatura com quase 200 canais colocam “o mundo” dentro de sua casa, tudo que é visto por outros milhões de telespectadores pode ser visto por você em qualquer lugar , basta ter  uma antena como a SKY por exemplo ou TV a Cabo. 

 E A INTERNET ?! Essa rede mágica criada nos anos 90 aumentou a capacidade de acessos e as informações não param mais de rodar o mundo....  ) 

5) A IMAGEM AO LADO  ilustra o “encolhimento” do mapa-mundi .
Analisando as imagens juntamente com as informações
podemos tirar algumas conclusões sobre o que retrata .
Desta forma , logo abaixo , entre as afirmativas fornecidas,
 ASSINALE APENAS A QUE NÃO É VERDADEIRA : ( 1,0)
(     ) trata da evolução tecnológica dos meios de transporte e a velocidade que chegam a alcançar na atualidade.
( x) refere-se  ao fato de que o mundo está cada vez menor devido
à grande quantidade de pessoas ( mais de 6 bilhões atualmente)  ,
 que necessita dos meios de transporte para se  locomover.
(     ) refere-se ao fato de como foi possível “diminuir”  as distâncias, aumentando a velocidade de locomoção, graças ao avanço tecnológico.
                                                                                                                                                                                                           

QUESTÕES : TEMA  2 – AS TRANSNACIONAIS

6)  Uma das características atuais do processo de transnacionalização das empresas  é a concorrência e, ao mesmo tempo, a cooperação entre elas, por meio da formação de   trustes, holdings e cartéis.
Desta forma, complete cada afirmativa escrevendo do que se trata a informação dada :   ( 1,0)
COMPLETE COM : TRUSTE, HOLDING OU CARTEL      
( atenção : um dos nomes se repete )
_______________________ cada empresa conserva sua administração independente. Um exemplo é a OPEP ( Organização dos Países Exportadores de Petróleo) formada para definir o preço do petróleo no mercado mundial.
_______________________empresa criada para administrar diversas empresas. São exemplos,  as grandes corporações japonesas como a Mitsubishi e Mitsui.
______________________ fusão e incorporação de empresas para dominar determinada oferta de produto.
______________________ é consti­tuído por conjuntos de empre­sas que eliminam as suas inde­pendências legais e econômi­cas para constituir uma única organização. A forma que pre­valece é a de combinações financeiras, que permitem concentrar, nas mãos de uma pessoa ou de um grupo, as ações de outras empresas, em número suficiente para con­trolar as decisões nas assem­bléias de acionistas.

RESPOSTA : CARTEL - HOLDING - CARTEL - TRUSTE
                                                                                                                                  
7) A globalização do capital e da produção permitiu expandir e consolidar a influência do poder das empresas transnacionais na economia global. Sabemos que as transnacionais são empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços, cuja atuação ultrapassa as fronteiras de seu país de origem.
Quanto aos aspectos destas empresas descritos abaixo, ASSINALE ( V) PARAS VERDADEIRAS
OU ( F ) PARA AS FALSAS: ( 1,0)
( V ) Com sede no Rio de Janeiro e filiais em vários países do mundo como Estados Unidos, Argentina, Angola, Bolívia, etc, a Petrobras, é uma grande transnacional, sendo uma das quinze maiores petrolíferas do mundo.       
(  V  ) na atualidade, há cerca de 40 mil empresas transnacionais, incluindo coreanas, indianas , mexicanas e brasileiras.
(  F) A expansão e consolidação das transnacionais ocorreram principalmente no final do século XX, quando as empresas que atuavam em países subdesenvolvidos passaram as atuar em países desenvolvidos, os quais ofereciam vantagens para sua implantação.
(  V ) O poder econômico das transnacionais na economia global é tão grande, que fica cada vez mais difícil para os governos dos países subdesenvolvidos estabelecer regras para a atuação dessas empresas.

TEMA 3 :  OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL

8) Duas instituições mundiais são apresentadas neste estudo : Banco Mundial, FMI , com abordagem de seu funcionamento e de sua atuação na economia dos país subdesenvolvidos e emergente .
 Nesta questão fornecemos características tanto do Banco Mundial, quanto do FMI , vocês deverão numerar da seguinte forma :  ( 1 ) Banco Mundial    ( 2 ) FMI    (1,0) 
(  2   ) Tem como função promover :  acordos monetários, estabilidade dos sistemas monetários.
(  1   )  Entre outras, tem como função conceder empréstimos para o desenvolvimento dos países mais pobres.
( 2    ) Concede empréstimos aos países-membros com dificuldade financeira (dívida externa), em troca esses países implantam medidas de ajuste econômico
(  1   ) Financia projetos de desenvolvimentos nos países pobres, como construção de infra-estruturas, ou seja, rodovias, hidrelétricas,hospitais, etc.  Para  auxiliar na organização e no funcionamento da economia global a partir de 1944 foram criados   o Fundo Monetário Internacional ( FMI) e o Banco Mundial.

9) Ainda sobre as instituições mundiais ( FMI e Banco Mundial ) , observe as afirmativas abaixo :

I -   A Conferência de Bretton Woods estabeleceu que a moeda  européia ( euro)  seria a principal moeda  internacional e que o FMI se ocuparia de controlar a disciplina econômica dos países associados.
II -  Na realidade, as políticas econômicas impostas pelos financiadores da economia mundial tem recaído sobre a maioria da população dos países endividados , trazendo maior  poder de compra, aumento  de emprego e dos investimentos do governo em políticas sociais para a eliminação da pobreza
III - Atualmente as ações do FMI e do Banco Mundial se concentram nos países emergentes
( subdesenvolvidos industrializados que se destacam) , aos quais fornecem empréstimos e assessoria econômica . Em troca,  os países auxiliados se submetem a duras políticas econômicas impostas por essas instituições, tais como o rigoroso controle da inflação e nos aumentos salariais,etc
IV - Nos últimos anos tem aumentado os protestos populares contra o FMI nos países endividados, pois a população percebeu que honrar os compromissos da maneira imposta pelo FMI implica aprofundamento das desigualdades sociais.
      Sobre essas afirmativas podemos dizer que :    ( Atenção : assinale apenas uma opção)     (1,0)
(     ) estão corretas as afirmativas I e III
( X  ) somente a afirmativa I está errada.
(     ) as afirmativas I e II estão erradas.
(     ) somente a  afirmativa  IV está correta.
(     ) todas as afirmativas estão corretas.                  

QUESTÕES DA PROVA ELABORADAS PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA BASEANDO-SE COMO FONTE CONTEÚDOS  DO LIVRO :
GEOGRAFIA - PROJETO ARARIBÁ - 8º ANO - EDITORA MODERNA                       

3 comentários: