sábado, 2 de abril de 2016

GLOBALIZAÇÃO OU MUNDIALIZAÇÃO : MAS O QUE É ESSA TAL DE GLOBALIZAÇÃO?! / FATOS QUE CARACTERIZAM O MUNDO GLOBALIZADO / UM DOS MAIS IMPORTANTES FATORES QUE CONTRIBUI PARA A UNIÃO DESSES POVOS É, SEM DÚVIDA, A INTERNET / AS REDES SOCIAIS / UNIFORMIZAÇÃO DE HÁBITOS” / DEPENDÊNCIA ENTRE OS PAÍSES / GLOBALIZAÇÃO É ESSA GRANDE UNIDADE / MAS A GLOBALIZAÇÃO ... TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS

GLOBALIZAÇÃO
Elaborado por  Marizete Cajaíba

GLOBALIZAÇÃO OU MUNDIALIZAÇÃO É A INTERDEPENDÊNCIA DE TODOS OS POVOS E PAÍSES DO NOSSO PLANETA, TAMBÉM DENOMINADO "ALDEIA GLOBAL".
 AS NOTÍCIAS DO MUNDO SÃO DIVULGADAS PELOS JORNAIS, RADIO, TV, INTERNET E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. 
COM TODA ESSA TECNOLOGIA A SERVIÇO DA HUMANIDADE, DÁ A IMPRESSÃO QUE O PLANETA TERRA FICOU MENOR. 
PODEMOS TAMBÉM OBSERVAR QUE OS BENS DE CONSUMO, A MODA, A MEDICINA, ENFIM A VIDA DO SER HUMANO SOFRE INFLUÊNCIA DIRETA DESSA TAL GLOBALIZAÇÃO.


MAS O QUE É ESSA TAL DE GLOBALIZAÇÃO?!

O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.


O desenvolvimento e a expansão dos sistemas de comunicação por satélites, informática, transportes e telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeconômicas em âmbito mundial. 


Esse processo é uma consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, uma vez que, por meio dos avanços tecnológicos obtidos, foi possível promover maior integração econômica e cultural entre regiões e países de diferentes pontos do planeta.
 
     A modernização dos satélites de telecomunicações possibilitou a circulação de informação em tempo real, ou seja, os acontecimentos são transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato instante em que estão ocorrendo. Redes de televisão, como a norte-americana CNN ( Cable News Network), transmitem imagens do mundo inteiro, cobrindo os principais acontecimentos. Redes de rádio, como a Britânica BBC( Bristish Broadcasting Corporation ), também cobrem o mundo, emitindo seus programas – músicas, entrevistas, notícias , etc – em diferentes línguas., as TVs por assinatura com quase 200 canais colocam “o mundo” dentro de sua casa, tudo que é visto por outros milhões de telespectadores pode ser visto por você em qualquer lugar , basta ter  uma antena como a SKY por exemplo ou TV a Cabo.   E A INTERNET ?! Essa rede mágica criada nos anos 90 aumentou a capacidade de acessos e as informações não param mais de rodar o mundo.... 
NEM SEMPRE FOI ASSIM ....
        Nos últimos tempos, houve um enorme desenvolvimento dos meios de transporte e telecomunicações  o que permitiu maior aproximação entre as pessoas, tornando mais fácil a comunicação  entre elas.    
 PARA SE TER IDEIA DA EVOLUÇÃO DESSE PROCESSO, VAMOS FAZER UMA COMPARAÇÃO :
       - Nos anos 60 somente cerca de 25 milhões de pessoas viajavam de avião de um país para o outro, por ano, na década de 90 esse número havia subido para 400 milhões . Quase três milhões de turistas brasileiros viajaram para a Europa no anoDE 2013 - , segundo a Comissão Europeia de Turismo
  -  Em 1865, quando o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln foi assassinado, a notícia levou 13 dias para chegar na Europa. Hoje em dia bastam apenas alguns segundos para qualquer notícia cruzar o planeta, seja por telefone,  ou pelas redes de televisão ou Internet interligando todo o planeta em torno de um determinado acontecimento - como por exemplo  um evento esportivo como a copa do mundo ou olimpíadas.
      - Em 1960 foram feitas 2 milhões de ligações telefônicas entre os Estados Unidos e a Europa,atualmente essas ligações chegam a 1 bilhão por ano.  Mas atualmente as pessoas comunicam-se mais  por facebook, sms e principalmente pelo jeito mais moderno e gratuito que é o Skype, onde , além de falar pelo smartphone ,  pelo computador, tablet, utilizando a internet , pode-se visualizar a pessoa do outro  lado da tela.

Por exemplo : O ano de 2012 não poderia ter sido melhor para o Skype. A plataforma de comunicação por VoIp, comprada pela Microsoft, cresceu bastante e registrou um recorde de tráfego com o crescimento de 44% na utilização do serviço. Os números são bem impressionantes: a quantidade de chamadas realizadas no Skype no ano passado foi o equivalente a cerca de um terço das ligações internacionais feitas em todo o mundo, afinal, o Skype pode ser o mais conhecido aplicativo deste ramo - ou seja, a tendência é de que os aplicativos para PC e smartphone continuem em uma crescente nos próximos anos.
- Em 1950 eram necessárias 18 horas para um avião comercial cruzar o oceano Atlântico, fazendo a rota  Nova York - Londres ,  na década de 90 essa rota erafeita em média de 8 horas , atualmente , por um avião supersônico (atinge mais de duas vezes a velocidade  do som ) esse trajeto é feito em apenas 3 horas , e a tendência é que esse tempo reduza ainda mais.  A Força Aérea norte-americana realizou um voo de teste sobre o Oceano Pacífico com o seu avião supersônico não tripulado  X-51A WaveRider, que é capaz de atingir a velocidade de 6  vezes a velocidade do som  - isso quer dizer que -  o WaveRider poderá viajar de Londres a Nova Iorque em menos de uma hora
A Força Aérea norte-americana tenciona desenvolver esta tecnologia para transportar mísseis ou aviões para qualquer parte do mundo em poucos minutos, não dando tempo aos inimigos para reagir. Para além da velocidade, as aeronaves supersônicas voarão a grande altitude, fora do alcance do fogo inimigo ou mesmo de um míssil.)


FATOS QUE CARACTERIZAM O MUNDO GLOBALIZADO :

Social media buttons


  1- O MUNDO SE MANTÉM INTERLIGADO :
A  comunicação foi uma das principais vertentes causadoras dessa mundialização e interligação de todas as nações do mundo: seu avanço nos últimos tempos traz uma grande facilidade para qualquer pessoa agregar conteúdo sobre os mais diferentes países, sendo isso utilizado para obter vantagens pessoais, comerciais e muito mais.

As inovações tecnológicas, principalmente nas  telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados e povos e todo o planeta.

Telefones fixos e celulares , rádios, televisões e cada vez mais pessoas fazem parte da rede de computadores, como a  Internet., que a partir dos anos 1980 conectou vários lugares do mundo onde informações de todos os tipos são trocadas, produtos são vendidos, pessoas se conhecem e mantém contato.   Aviões levam pessoas de um ponto a outro da Terra em poucas horas, através do GPS (  monitoramento por  satélite), localiza-se uma rua, um apartamento ou um carro roubado em qualquer lugar do mundo. 



 2- UM DOS MAIS IMPORTANTES FATORES QUE CONTRIBUI PARA A UNIÃO DESSES POVOS É, SEM DÚVIDA, A INTERNET
 É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar. Dentro da rede conhecemos novas culturas, podemos fazer amizades com pessoas que moram horas de distância, trabalhamos e ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos assuntos ligados a nossa área de interesse, através dela, milhões de negócios são fechados por dia.

A gigantesca rede de redes conhecida como Internet vem crescendo constantemente numa velocidade extraordinária. Mais de 2 milhões de sistemas estão interligados atualmente, trocando informações através de um amplo leque de serviços com nomes exóticos, como FTP, Gopher, World, Wide, Web e MIME enconded e-mail. Nos dias atuais, nenhuma empresa que opera globalmente ou planeja se expandir para além das fronteiras nacionais pode se dar ao luxo de desprezar a Internet. A Internet oferece um modo relativamente barato de aproximar compradores e vendedores em escala mundial. A Globalização Econômica e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, as transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.


O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Nos anos 1980, foram os microcomputadores nos anos 1990, surgiu a rede que lhes permitiu falar entre si, interligando-os por meio do fio telefônico - a nossa hoje conhecida internet na primeira década do século 21, espalha-se a comunicação sem fio, via satélite, móvel e esperta como um telefone celular. Em pouco mais de duas décadas, produziu-se uma revolução planetária, que penetrou capilarmente no dia-a-dia de pessoas, estados, corporações, universidades. No mundo dos negócios, da pesquisa, da medicina, da educação, já não se vive sem a rede.
Podemos ver e sentir os impactos que a Internet está ocasionando na nossa sociedade, pois esse “é um processo simultaneamente civilizatório, já que desafia, rompe, subordina, mutila, destrói ou recria outras formas sociais de vida e trabalho, compreendendo modos de ser, pensar, agir, sentir e imaginar.
Durante sua vida a Internet sofreu muitas mutações, sempre se adaptando a novas realidades. Mudou o perfil de seus usuários, mudaram as características dos computadores a ela ligados, a velocidade das redes, programas aplicativos, enfim, praticamente tudo. E para infelicidade de todos aqueles que previam o fim da grande rede mundial, a Internet continua cada vez mais firme e passando a invadir (ou ser convidada) à intimidade de cada vez mais empresas, lares, escolas, universidades e muitos outros locais.

Hoje pode-se encontrar computadores ligados à Internet em praticamente todos os lugares. Uma revolução deste porte, que tem em sua essência a comunicação, tem alterado fortemente o nosso estilo de vida. O modo como pensamos, trabalhamos, e vivemos, estão sendo alterados com uma velocidade nunca vista.

A  Internet e o processo de Globalização permitem colocar à disposição de qualquer cidadão do mundo diversas informações e facilidades, porém este cidadão necessita ter conhecimentos (para saber fazer uso deste instrumento) e recursos (financeiros) disponíveis para fazer uso desta tecnologia, podemos constatar assim, que nos dias atuais, quem tem acesso à Internet tem um grande poder em suas mãos, pois pode se considerar parte da “sociedade em rede”.


3_ A INTERAÇÃO MUNDIAL  ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS 

 Google+, YouTube, Twiter, Tumblr, Facebook,Facebook Messenger, Instagram,
Twitter, Pinterest, Line, WeChat, Whatsapp ,Ask, Foursquare, Snapchat   e outras mais unem milhões de pessoas em todo o planeta..
- Um site de busca, como o Google, recebe dos internautas  em todo o mundo com  mais de um bilhão de acessos diariamente; 
- o YOU TUBE veio para afirmar ainda mais esse processo de globalização, pois um vídeo descoberto em qualquer lugar do planeta em uma rede social , que chame um pouco mais a atenção, passa a rodar o mundo pela internet  ,  é copiado em celulares e passado para outros amigos e assim por diante ... e depois ainda aparece em noticiários da TV







Menos de uma semana após o lançamento, o novo hit da cantora britânica Adele, "Hello", bateu recorde de acessos no YouTube. O vídeo tinha mais de 100 milhões de visualizações na manhã de quarta-feira(28 / 10 / 2015)  com a média de um milhão de visitas por hora e se tornou a melhor estreia do ano da plataforma. De acordo com o YouTube, o lançamento do novo hit de Adele é mais importante do que qualquer outro vídeo durante 2015. Superou, por exemplo, a estreia do trailer de "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força". E janeiro de 2016 ,Adele chegou a 1 bilhão de visualizações no YouTube em 87 dias com o clipe de “Hello”, batendo o recorde do cantor pop coreano Psy. O hit “Gangnam Style” (você lembra) levou 158 dias para alcançar o feito. Ele ainda é o vídeo mais visto de todos os tempos no YouTube, com mais de 2,5 bilhões de visualizações
O  videoclipe de Psy, autor do sucesso mundial "Gangnam style",  superou 50 milhões de visitas no YouTube e bateu o recorde para o número de visitas em 24 horas.O recorde de audiência do vídeo “Gangnam Style” obrigou o Google a fazer uma pequena alteração nas linhas de código do YouTube. O vídeo ultrapassou 2.147.483.647 visualizações, número máximo que o contador do site conseguia exibir. Ou seja, é o máximo que um valor inteiro de 32 bits consegue atingir.
musica nova psy Escute aqui a música nova do cantor PSY (aquele do Gangnam Style)

"Gentleman" (o novo single do cantor sul-coreano, entrou no ar num sábado ,13 de abril de 2013 às 9h e nas primeiras 24 horas atingiu a marca de 20 milhões de acessos. O recorde até então pertencia ao cantor Justin Bieber, com o vídeo "Boyfriend", de maio de 2012 e foi visto oito milhões de vezes em 24 horas.


4-   “UNIFORMIZAÇÃO DE HÁBITOS :
Além dos fatores econômicos e sociais, a  globalização também interfere em muitos outros aspectos culturais que pode ser notado no cotidiano.
 O grande fluxo de informações obtidas por meio de programas televisivos e, principalmente, pela  internet exerce influência nos hábitos alimentares (instalação de redes fast-food), linguístico (a criação de gírias e de novas formas de comunicação, principalmente pela internet), comportamentais e até de vestimenta.

Para encarar todas estas mudanças, é necessário manter-se atualizado e informado, pois a todo momento há um imenso bombardeamento de informações e novas descobertas em todos os setores, tanto na música, como na Ciência, na economia  e na política.



Com o progresso das comunicações e dos meios de transporte, o mundo perdeu suas fronteiras. Hoje, é ­muito mais fácil e rápido falar com qualquer pessoa,em qualquer canto do planeta, via telefone, fax ou pela internet. E é também muito fácil trazer ou levar qualquer produto de qualquer tamanho e peso para onde se quiser.  

    Diante disso tudo, os hábitos das pessoas mudaram, radicalmente. E mudaram no sentido de levá-las a terem comportamentos cada vez mais parecidos em todo o mundo. .     Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no Brasil ou na Alemanha as pessoas comem alimentos semelhantes assistem programas de TV semelhantes, vestem roupas semelhantes e usam linguagens semelhantes. Isso quer dizer que as pessoas estão ficando cada vez mais semelhantes. Em qualquer região do  planeta, cada vez mais pessoas comem os mesmos alimentos industrializados, vestem as mesmas roupas, ouvem músicas semelhantes e assistem aos mesmos filmes, possuem os mesmos ídolos, etc .
Observa-se essa evidente homogeneização ( uniformização)  cultural ao analisarmos o consumo de hambúrgueres, pizzas, sorvetes, iogurtes, refrigerantes, cigarros, jeans, tênis, CDs, celulares, etc  -  em quase todos os países consomem-se os mesmos produtos, das mesmas marcas e modelos iguais – a moda dita as regras . 
 Pela facilidade da informação e do conhecimento de culturas diferentes, isso acaba influenciando no cotidiano da maioria das pessoas. O modo de vida, costumes até os hábitos alimentares passaram por uma grande transformação .
Trata-se de uma população mundial que  mesmo com suas diferenças culturais, sociais ou religiosas -  consome e reconhece como   “seus”  os mais diversos produtos das mais diversas partes do globo , por isso dizemos que agora são produtos globalizados . Certos tipos de produtos como os jeans, tênis, refrigerantes, sanduíches, rádios, celulares, computadores, brinquedos, eletrodomésticos, automóveis   - entre outros – das mais diversas marcas, costumam ser encontrados em diversos países do mundo.

Tomemos por base o seguinte: Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no Brasil ou na Alemanha,   em muitos países é comum os jovens usarem calças jeans, bem como beberem Coca-cola e Pepsi-cola, comerem hambúrgueres e assistirem a programas da MTV (Music Television).També­m é usual estudarem inglês, e se comunicarem usando termos dessa língua como hello, OK , Yes ou good bye, usararem o facebook, o google, curtirem os mesmos ídolos, etc.
-Astro de futebol  Neymar com seu corte de cabelo exótico que influenciou milhões de crianças e adolescentes.
Não podemos deixar o tão falado e imitado corte de cabelo do também mega star Justin Bieber
filmes de sucesso americanos -  logo se espalham por outras regiões do globo , como CREPÚSCULO , AVATAR  ou 2012 ( que deixou todo mundo preocupado com o fim do mundo) , o Filme Os Vingadores
 -  catástrofes como o terremoto no Japão, ou o acidente na Boate Kiss em Santa Maria , guerra na Síria, o terrorismo do Estado Islâmico , a catástrofe em Mariana-MG, o atentado terrorista em Paris comoveram milhões de pessoas em todo omundo;
- a figura do presidente OBAMA é notória em qualquer parte do mundo  e suas decisões ou atitudes interessa a todos os países ,pelo forte poder de influência que ainda exerce no mundo, etc .

OS TIMES DE FUTEBOL EUROPEUS atraem milhões de torcedores em todo o mundo , tem seus jogos transmitidos para centenas de países, patrocínios, arrecadações, cifras e transações milionárias.
-  Real Madrid é considerado por muitos como o maior time do planeta , Liderado pelo craque português Cristiano Ronaldo ;
Barcelona com três títulos europeus e seis nacionais nas últimas dez temporadas, o Barcelona de Messi – eleito quatro vezes o melhor do mundo -, Neymar, Suárez, Xavi e Iniesta ;  sua marca é tida como a mais valiosa do mundo.
-Manchester United, maior campeão da Inglaterra, foi considerado no início do Século como o time mais valioso dentre todos os esportes e o mais rico do mundo, devido à sua arrecadação anual astronômica na época.
Enfim, outros times também se destacam internacionalmente:  Bayern de Munique, Milan, Juventus, Liverpool,.


O FENÔMENO DA  REDE MC DONALD'S É UM CLÁSSICO EXEMPLO DESSA UNIFORMIZAÇÃO DE HÁBITOS: 
Você j já deve ter visto uma lanchonete da rede McDonald’s na sua cidade ou numa cidade perto da sua. Pois saiba que hoje existe McDonald’s  até mesmo em  Moscou, Pequim, e Nova Delhi. Sabe por quê?
        Porque a loja da rede McDonald’s  é um exemplo de como a globalização vem avançando em todo planeta desde as duas últimas  décadas do século XX. Isso acontece, pois  essa rede de alimentação, de origem norte-americana, conseguiu estabelecer um tipo de comida que agrada milhares de pessoas em todo o mundo. Hoje em dia, é comum  as pessoas terem pouco tempo para cozinhar, e até ­esmo para comer, preferindo se alimentar em lanchonetes onde tudo é fácil e rápido - fast food("alimento rápido"). Em alguns países, como a Índia, a rede teve de fazer algumas adaptações, devido às diferenças culturais.

 A marca McDonald's existe em mais de 120 países. Mais de 30.000 lojas ao redor do mundo servem quase 50 milhões de clientes a cada dia. Mais de 70% dos restaurantes McDonald's são propriedade de empresários locais e são operados pelos mesmos.
Além disso,  a empresa opera outras marcas de restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo
Outra razão para o McDonald's ser símbolo de popularidade mundial, é que já patrocinou (e ainda patrocina) entre outros eventos, a Copa do Mundo - FIFA , que distribui brindes oficiais em parceria com outro patrocinador de grande escala, a Coca Cola, distribuidora de suas bebidas na maioria das lojas. Dessa forma a McDonald’s é uma empresa transnacional , é  globalizada,contribui para a globalização ,  pois leva vários povos, de vários países a consumirem seus produtos, em lanchonetes padrões, atendimentos padrões .




5- DEPENDÊNCIA ENTRE OS PAÍSES : (interdepedência)

A melhoria dos transportes, principalmente do transporte marítimo que é onde ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação), foi capaz de reduzir as fronteiras entre os países; dessa forma, desenvolvimento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes.
transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.

Para suprir parte de suas necessidades alguns países importam  café, soja, minérios e outros exportam aviões, máquinas, produtos químicos, outros ainda importam trigo e exportam petróleo,e assim por diante. . .  Existem também empresas multinacionais ou transnaionas que possuem fábricas ou escritórios em quase todos os países, é o caso da Shell, da Ford, da Toyota, da Coca Cola, da FIAT, da Goodyear, da Nike, da Panasonic , da Toshiba, das TVs pagas como a Sky, entre outras. multinacionais, que possuem fábricas ou escritórios em quase todos os países, é o caso da Shell, da Ford,
da Toyota, da Coca Cola, da FIAT, da Goodyear, da Nike, da Panasonic , da Toshiba, das TVs pagas como a Sky, entre outras.
     Muitas dessas empresas transnacionais ou multinacionais , produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas, é a fábrica global . Por exemplo : Um tênis NIKE, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.

globalização é considerada a Era das Transnacionais, pois esse fenômeno da mundialização do capital faz com que haja um grande facilitador para que elas criem suas matrizes em países desenvolvidos enquanto atuem com suas filiais e meios de produção em países subdesenvolvidos ou emergentes em que eles possuam vantagens fiscais(isenção de impostos, por exemplo) ou redução de custos em relação aos insumos (mão de obra barata, por exemplo), tudo isso visando o aumento da lucratividade e a expansão do mercado consumidor.

   Veja um exemplo dessa interdepedência :
- "Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio; o protótipo é criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos Estados Unidos e no México, usando componentes eletrônicos inventados em Nova Jersey e fabricados no Japão.
- O Ford Fiesta é montado em Valência (Espanha), mas os vidros vêm do Canadá; o carburador, da Itália; o radiador da Áustria; os cilindros, as baterias e a ignição da Inglaterra; os pistões da Alemanha; e o eixo de transmissão, da França.
Uma campanha publicitária de cerveja, feita pela Saatchi & Saatchi, é concebida na Inglaterra, rodada no Canadá, editada em Nova York.
- Um ‘filme-global’, realizado para um público-alvo mundial, é produzido por uma major de Hollywood, dirigido por um cineasta europeu, financiado pelos japoneses, contém no elenco vedete internacionais, e as cenas se passam em vários lugares do planeta.
- As roupas japonesas, consumidas no mercado americano, são fabricadas em Hong Kong, Taiwan, coréia do Sul e Cingapura; já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, no Caribe, ou nas Filipinas." (Renato Ortiz, Mundialização e cultura) – outro exemplo de globalização


6- GLOBALIZAÇÃO É ESSA GRANDE UNIDADE 

            COMO PODEMOS PERCEBER, O MUNDO EM QUE VIVEMOS APRESENTA UMA GRANDE UNIDADE, apesar das diferenças culturais entre uma região e outra, entre um continente e outro, entre um país e outro.
           Essa grande unidade, essa grande interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre recebe o nome de GLOBALIZAÇÃO.  Há uma certa familiaridade com “o diferente”  quando milhões de pessoas em todo o globo compartilham os mesmos hábitos e costumes mesmo sem se dar conta disso, assim PARECE QUE O PLANETA ESTÁ FICANDO MENOR, pois cada vez mais pessoas assistem a programas semelhantes na televisão, vêem os mesmos filmes, ouvem as mesmas músicas, ficam sabendo em tempo real o  que ocorre em qualquer parte do mundo, isso  é o que chamamos de  globalização.
algumas adaptações nos lanches, devido ao aspecto cultural da população do país.

MAS A GLOBALIZAÇÃO  ... TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS  NEGATIVAS
Esse fenômeno acirrou as desigualdades sociais e regionais, ou seja, tornou heterogêneo o espaço global.Observa-se uma evidente homogeneização ( uniformização)  cultural , porém, a “integração” é relativa, porque existem áreas que estão praticamente fechadas ou estabelecem relações inexpressivas com o mundo, por exemplo, o continente africano e a Amazônia do Brasil. Esses espaços estão à margem dos grandes fluxos de pessoas e capitais. 
O fenômeno da globalização levou o progresso para  a economia de determinados países, enquanto outras permaneceram economicamente estagnadas ou tiveram suas situações agravadas pelo processo.
 
Portanto, a globalização é um fenômeno não apenas cultural ou econômico , é sobretudo  geográfico .

Essa globalização organizou o mundo sob o comando de  “uma rede de informação” , trazendo facilidades  e vantagens para os negócios mundiais estabelecido entre a grandes empresas e ao mesmo tempo aprofundou as disparidades sociais e regionais que já existiam entre países ricos e países pobres.
 Vejam estes dados :
"Mais de 2 bilhões de indivíduos estão excluídos dos benefícios básicos da modernidade, como habitação, saneamento e garantia de nutrição". "Apenas quatro americanos  juntos têm uma fortuna superior a 600 milhões de pessoas. (...)
A globalização pode acarretar uma uniformidade imposta pela mídia que, controlando os grandes meios de comunicação social, impõem comportamentos e estilos de vida - uniformizam sim, hábitos e costumes,  mas  não reduzem a desigualdade social. Na realidade, há países globalizantes( desenvolvidos)  e outros globalizados ( subdesenvolvidos) Os primeiros mandam no processo, os outros são arrastados. 
"Globaliza-se a miséria, mas não o verdadeiro progresso. 
Os capitais circulam livremente, mas as pessoas não.
 Prioriza-se a   competitividade, em vez da solidariedade".     

ESSE ESTUDO FOI ELABORADO PELA PROFESSORA DE GEOGRAFIA, MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA BATISTA, BASEADO EM PESQUISAS FEITAS EM DIVERSAS FONTES NA INTERNET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário