Pular para o conteúdo principal

SUGESTÃO PARA questões DE prova DE GEOGRAFIA 8º ANO / COM GABARITO - TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS-



NUMERE  A COLUNA ABAIXO DE ACORDO COM A CARACTERÍSTICA CITADA :   
GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO

QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ

QUESTÕES : TEMA 1 : O MUNDO DIVIDIDO : PAÍSES CAPITALISTAS E SOCIALISTAS
1)           A segunda metade do século XX foi marcada  pela regionalização do espaço mundial em dois sistemas de poder com interesses sociais, políticos e econômicos diferentes e opostos, estamos falando do capitalismo e do socialismo
     Nesta questão há algumas características do sistema capitalista.
  ( 1 ) concorrência     ( 2 ) propriedade privada       ( 3 ) economia de mercado         ( 4 ) Lucro
(       ) É o principal objetivo da organização da produção, ou seja, do sistema capitalista.
(       ) As empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis ( que se pode obter) , tentando conquistar mais consumidores.
(       ) Os meios de produção ( indústria, propriedades rurais, etc) pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.
(       ) São as empresas que decidem como, onde, quanto e onde produzir, estabelecendo os preços e as condições de circulação das mercadorias.
ASSINALE A OPÇÃO COM A NUMERAÇÃO CORRETA :

(     A   )   4, 1, 2, 3       (   B  )  1 , 4, 2, 3         (    C ) 4, 3, 1, 2

2) Assinale na coluna abaixo ASSINALE APENAS A CARACTERÍSTICA QUE NÃO SE REFERE AO SISTEMA CAPITALISTA:
(   A ) Propõe a construção de uma sociedade sem classes sociais e sem desigualdades . Seu principal objetivo é garantir a qualidade de vida da população, evitando injustiças sociais
(   B  ) O lucro é o seu maior objetivo
(  C   ) Há concorrência entre as empresas, pois amplia para o consumidor as opções de compra e pode reduzir os preços.

3)          Podemos definir o SOCIALISMO como um modo de produção que propõe a construção de uma sociedade sem classe e sem desigualdade . Para atingir este fim , o socialismo teve características próprias.
Assinale abaixo SOMENTE A AFIRMATIVAS FALSA   sobre este sistema:  
(   A ) A estatização é uma de suas marcas, assim, as terras e os meios de produção ( empresas, fábricas, etc) devem pertencer ao Estado , que também define o salário do trabalhador.
(   B  ) A economia é  planificada ( planejada) , pois as atividades econômicas devem ser planejadas somente pelo governo, que decide o que e como produzir, visando atender as necessidades de bens e serviços de cada indivíduo.

(  C  )   São as empresas que decidem como e quanto produzir e estabelecem os preços e as condições de circulação das mercadorias ... esta é uma das características da  economia planificada.

QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ


Comentários

  1. Respostas
    1. sistema socieconômico em que os meios de produçao sao de propriedade privada ou particular. Sistema baseado na acumulação de capital.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO