Pular para o conteúdo principal

DINÂMICA PARA ALUNOS NO FINAL DE ANO : Pessoas Especiais... UM GRANDE TESOURO - MENSAGEM PESSOAS ESPECIAIS/ As pessoas especiais fazem diferença em nossa história. Será que você já parou para admirar pessoas que trouxeram brilho para sua vida?


Pessoas Especiais...

UM GRANDE TESOURO



   

  Um dia uma professora pediu para seus alunos listarem os nomes dos amigos de classe em um papel, deixando um espaço na frente para escrever alguma coisa.  Então ela mandou eles pensarem na coisa mais bonita que eles podiam dizer sobre cada um dos colegas da classe e escrever ali neste espaço.

     Isso tomou todo o tempo restante da aula até que todos acabassem a tarefa. Ao terminar foi uma alegria para todos descobrir o que os colegas pensavam sobre eles.   "Verdade?" ela ouvia.  "Eu nunca soube que significava alguma coisa para alguém!" outro dizia...   "Eu não sabia que os outros gostavam tanto de mim..."   Foram muitos os comentários. Cada um levou esse papel para casa. Muitos saíram sorridentes pois não imaginavam serem tão queridos.

     Mas, o tempo passou e naquele ano ninguém mencionou esses papéis na aula novamente. A professora nunca soube se eles discutiram sobre isso entre eles ou com os pais, mas isso não importava.  O exercício atingiu seu objetivo. Os alunos ficaram felizes com eles mesmos e com os outros.

     Os anos se passaram  e cada um seguiu o seu destino.

     Quis o destino que um dos alunos perdesse sua vida em um acidente. A morte foi anunciada e todos os amigos e a professora foram ao funeral daquele aluno que era tão especial.   Seus amigos encheram a igreja e um por um, daqueles que o amavam deram seu Adeus... A professora foi a última a abençoá-lo.  Mas enquanto ela estava lá, um dos amigos de André chegou até a professora e disse : "Você era a professora de matemática do André?" ele perguntou. Ela mexeu com a cabeça em gesto afirmativo, "Era."     "O André falava muito sobre você."

     Logo após o funeral enquanto todos ainda estavam tristes por aquele amigo que não poderiam ver de novo, a professora foi chamada pelos Pais de André :  " Nós queremos lhe mostrar uma coisa", o pai disse, tirando a carteira do bolso :   "Encontraram isso nas  coisas  do André , nós achamos que você deveria reconhecer."

     Abrindo a carteira, ele cuidadosamente retirou um  pedaço de papel, que obviamente tinha sido lido e relido  muitas vezes.    A professora soube imediatamente que aquele papel era a lista feita há muitos anos atrás em uma de suas aulas, com todas as coisas boas que os colegas de André tinham escrito sobre ele.

     "Muito obrigado por fazer isso" disse a mãe do André.  "Como você pode ver, o guardou como um tesouro.

     "Todos os colegas do André ,  começaram a reunir-se em volta e Gustavo sorrindo timidamente falou,

     "Eu também guardo minha lista. Ela está na porta do meu guarda roupa.".  A esposa do Antônio falou que a lista deles estava no album de casamento."  
    "Eu tenho o meu também", falou Aline.        "Está no meu diário".   Então Mariana, outra colega, pegou sua agenda na bolsa e mostrou, gasta e velha, sua lista para o grupo. "Eu a carrego comigo o tempo todo", disse ela e continuou ... "Acho que todos nós guardamos nossas listas."

     Foi quando a professora finalmente sentou e chorou. Chorou por André  e por todos os seus amigos que não o veriam nunca mais e por ver que um pequeno gesto há muitos anos atrás fez uma diferença enorme na vida daqueles alunos.


    PARA REFLETIR:





As pessoas especiais  fazem diferença em nossa história. 
Será que você  já  parou  para admirar pessoas que trouxeram brilho para sua vida? Pessoas que o  fizeram ter esperança, que lhe deram apoio, alegria por compartilharem  algo e lhe deram um bom exemplo de vida, lhe oferecendo o coração.
 Pessoas pelas quais você pode olhar para trás e se  sentir profundamente agraciado por ela ter existido em sua vida ...

   

APROVEITANDO ESSE TEXTO, PODE SER FEITO UMA DINÂMICA LEGAL COM OS ALUNOS – PARA APRENDEREM A OLHAR O LADO POSITIVO DO COLEGA:

DINÂMICA : O QUE DE BOM VOCÊ TEM?!


1-  FORME UM CÍRCULO COM AS CARTEIRAS.

2- PEÇA AOS ALUNOS QUE PEGUEM UMA FOLHA DO CADERNO COLOQUE SEU NOME NA PARTE SUPERIOR . ( SALTE 2 LINHAS)

3- O PRÓXIMO PASSO É QUE COLOQUE O NOME DO  COLEGA QUE ESTÁ SENTADO À SUA DIRETA E A SEGUIR ESCREVA UMA QUALIDADE OU CARACTERÍSTICA POSITIVA DESSE COLEGA E AGUARDE.

4- AO COMANDO DA PROFESSORA PASSE A FOLHA PARA O PRÓXIMO COLEGA DA DIREITA  E ASSIM POR DIANTE ( É NECESSÁRIO QUE TODOS OBEDEÇAM AO COMANDO PARA NÃO ACUMULAR FOLHAS NA CARTEIRA) 

ATENÇÃO : A LISTA TERMINA QUANDO VOCÊ RECEBER A SUA LISTA DE VOLTA, CHEIA DE SUAS QUALIDADES E COISAS POSITIVAS A SEU RESPEITO.

 5-  GUARDE ESTA LISTA COMO UM GRANDE TESOURO, TODAS AS VEZES QUE SENTIR A AUTO-ESTIMA BAIXANDO... OLHE A SUA LISTA ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO