Pular para o conteúdo principal

- GEO ATIVIDADE SOBRE O CANADÁ - TEXTO : O CANADÁ É UM PAÍS FASCINANTE, COM UMA GRANDE DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL / GEOGRAFIA DO CANADÁ / ESPORTES / O MULTICULTURALISMO / política de imigração aberta / CASTOR : O ANIMAL SÍMBOLO DO CANADÁ / OUTRO SÍMBOLO DO CANADÁ: FOLHA DE MAPLE OU BORDO / O FRIO NO PAÍS



O CANADÁ É UM PAÍS FASCINANTE, COM UMA GRANDE DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL
     O Canadá é um dos melhores países do mundo para se viver, estudar e trabalhar. Da imensidão do campo aberto às áreas mais cosmopolitas, o Canadá oferece beleza, variedade, e uma invejável qualidade de vida. O Canadá é um lugar em que as pessoas realizam seus sonhos, em que famílias podem desfrutar de inigualável qualidade de vida e onde as empresas têm uma vantagem competitiva.
                             GEOGRAFIA DO CANADÁ


     Ocupando a parte setentrional do continente norte-americano, o Canadá tem 9.970.610 km² de extensão territorial, o que o torna o segundo maior país do mundo depois da Rússia. De leste a oeste, o Canadá possui seis fusos horários.
O lema do Canadá "De mar a mar" é geograficamente incorreto. Além dos litorais do Atlântico e Pacífico, o Canadá tem uma terceira costa no Oceano Ártico, o que faz dele o país de maior costa do mundo.
     Ao sul, o Canadá divide uma fronteira de 8.892 km com os Estados Unidos. Ao norte, as ilhas árticas ficam a 800 km do Pólo Norte. Além do Oceano Ártico, a Rússia é a vizinha do Canadá.
     Devido ao severo clima do norte, somente 12% da terra são apropriados à agricultura. Assim, a maior parte da população  vive dentro de umas poucas centenas de quilômetros da fronteira meridional, onde o clima é mais ameno, em uma longa faixa estreita que se estende entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
ESPORTES
     Os canadenses gostam de esportes principalmente dos esportes de inverno. A paixão nacional é o Hockey no gelo seguido do baseball, basquete e do futebol (estilo futebol americano). Você pode encontrar quadras de Hockey em todas cidades, escolas e universidades. O jogo envolve brigas entre os jogadores que podem durar até 3 horas. A temporada vai de outubro a abril.   Outra opção e assistir aos jogos de baseball muito comuns no verão. Outras atividades bastante procuradas são o golfe, a equitação, as corridas de cavalo, a Formula Indy e o snowboard.
                              O MULTICULTURALISMO
     O Canadá é um país que incentiva a diversidade cultural a sua população.  Vale informar que não é uma mistura de raças como acontece no Brasil; mas um mosaico onde vários povos diferentes interagem no mesmo espaço, “são ilhas étnicas”.
     Para nós brasileiros ,  visto que nossa formação é completamente diferente, somente conhecendo o país é que se pode observar esse fenômeno de perto.
 Os principais grupos étnicos encontrados no Canadá são: franceses, alemães, italianos, gregos, chineses, japoneses, coreanos, ucranianos, britânicos, irlandeses, caribenhos, latino-americanos, indianos e paquistaneses.  ( O país conta com redes de TV especializadas em diversidade cultural para quase todos os grupos étnicos existentes no Canadá.)
                         IMIGRANTES : SEJAM BEM VINDOS !

     Com uma política de imigração aberta, o país recebe milhares de imigrantes ao ano. Os asiáticos, especialmente os coreanos, japoneses e chineses, entram no Canadá não só para aprender inglês, mas para buscar formação profissional e acadêmica nos "Colleges" (centros de formação técnica e superior) e universidades.
     Em Toronto -maior cidade canadense -a taxa de imigrantes chega a 44% dos 5 milhões de habitantes da região metropolitana. Juntamente com Vancouver (província da Colúmbia Britânica, na costa oeste), famosa pelas estações de esqui, Toronto, às margens do Lago Ontário (sul), é a cidade que mais atrai estudantes ao país. Montréal, Calgary, Halifax, Edmonto e Winnipeg também são opções consideradas pelos estudantes.
     Alto padrão de vida, acesso à educação, baixos índices de violência e tolerância às diferenças culturais são os principais motivos que levam o Canadá a ostentar uma das populações mais cosmopolitas do mundo. É um país de imigrantes e tem tradição de estímulo à diversidade multicultural. Quase todos os grupos étnicos do mundo estão representados no Canadá.

     Os canadenses dão grande importância à formação escolar e acadêmica e gasta m mais em educação do que qualquer outro país .  Um título outorgado por uma universidade ou "college" Canadense é reconhecido em ambientes acadêmicos, empresariais e governamentais de todo o mundo.

                        HALLOWEEN - DIA DAS BRUXAS
     Uma das festas mais populares da América do Norte é o Dia das Bruxas; também conhecido como Halloween.  A festa consiste em fantasiar-se com todo tipo de terror possível: fantasmas, vampiros, monstros, gnomos, caveiras e bruxas.  As crianças são as que mais se divertem pois saem às ruas como em um desfile de carnaval e batem às portas da vizinhança pedindo doces e guloseimas. É muito comum elas baterem à sua porta dizendo: " trick or treat " (travessuras ou guloseimas).
     O comércio oferece vendas e aluguéis de roupas dois meses antes do dia 31 de outubro.
Muito antes de virar uma brincadeira inocente de criança e de alegria para todos, o Halloween tem uma história nada interessante. A lenda vem dos druidas europeus, membros de um culto sacerdotal celta na Franca, Inglaterra e Irlanda.

     Todo dia 31 de outubro eles se reuniam para invocar o Senhor da Morte e o Príncipe das Trevas. Um pacto que simbolizava o fim do verão e visava reunir as almas dos mortos e levá-las para o céu. Nessa época acreditava-se que era preciso acender fogueiras para expulsar os maus espíritos e deixar comidas nas portas para que suas colheitas nao fossem amaldiçoadas.  Portanto lembre-se que em outubro, as bruxas estão soltas no Canadá e os filmes de terror fazem o maior sucesso!
                    CASTOR : O ANIMAL SÍMBOLO DO CANADÁ

     O animal símbolo do Canadá é o beaver, que em português chamamos de castor. Foi a procura de sua pele, outrora, um fator de grande importância no desenvolvimento do interior desse país.  Hoje, podemos encontrar o castor canadense atrás da moeda de 5 centavos canadenses, e no brasão de armas representando algumas províncias canadenses. No brasão de armas das províncias, o castor representa o Canadá.
OUTRO SÍMBOLO DO CANADÁ: FOLHA DE MAPLE OU BORDO
                     bandeira do Canadá apresenta uma folha vermelha de bordo estilizada, a qual é um proeminente símbolo nacional. A folha de bordo também é o símbolo do jogo online MapleStory da Wizet e Nexon.
         “Maple” é o nome em inglês de aproximadamente 150 espécies de árvores e arbustos pertencentes ao gênero dos ácer (Acer), da família acerácea. Entretanto, somente 15 espécies são encontradas
 na América do Norte e 10 no Canadá.
Tem folhas pequenas, em pendão, nas cores vermelha, laranja e esverdeadas, que se renovam a cada primavera. É uma das árvores mais altas, alcançando até 40 metros, crescendo em florestas ou misturadas a outras espécies.
É muito utilizada no país desde sua madeira que está entre as mais valiosas para uso na marcenaria, até as suas folhas que produzem açúcar.
No Canadá ela é encontrada em grandes quantidades ao sul de Ontário, na região dos Grandes Lagos, em Terra Nova, Novo Brunswick, Nova Escócia e Quebec
                    O FRIO NO PAÍS

     O clima do Canadá caracteriza-se pela diversidade. As temperaturas mudam acordo com a região e a estação, podendo variar de 30ºC, no verão, a – 30ºC, no inverno.

     Não é surpresa para ninguém que o Canadá é um país muito frio , mesmo nas meias-estações (primavera e outono) , pois no outono, é comum ter dias “quentes e ensolarados” , com até 20ºC , e noites frias, com até – 9ºC . O inverno , dispensa comentários: em localidades como Quebec, a temperatura chega facilmente aos vinte graus negativos. Justamente por isso, a estrutura do Canadá para conviver com o frio é fantástica. Ou seja, não pense que vai sentir frio ao dormir, por exemplo. 
A calefação (sistema de aquecimento em recintos fechados ) é um item de sobrevivência por lá. As casas no Canadá são feitas de madeira e revestidas com materiais que isolam totalmente o frio que bate do lado de fora. O mesmo vale para portas e janelas. Todos os vidros são duplos e as janelas e portas possuem vedação total contra a entrada de frio. Além disso, as casas são equipadas com aquecedores, capazes de manter a residência numa temperatura muito agradável, dispensando blusas, meias, entre outros acessórios. O mesmo acontece em ônibus e metrôs, muito bem vedados e equipados com aquecimento. Além disso,  há centenas de quilômetros de vida subterrânea nas principais cidades.

GEOATIVIDADE :  AO LER O TEXTO, VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUMAS PALAVRAS OU FRASES EM NEGRITO.
COMO FAZER : ELABORE UM  TEXTO EM SEU CADERNO , CONTENDO INFORMAÇÕES SOBRE AS PALAVRAS  EM NEGRITO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO