Pular para o conteúdo principal

11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTE / UM EXEMPLO DE ALUNO / José Luiz Camboim Moni, 15 anos, mora embaixo de uma ponte, em Esteio. Mesmo nessas condições, ele é um destacado aluno na escola onde estuda e almeja o sonho de ser médico










José Luiz Camboim Moni, 15 anos, mora embaixo de uma ponte, em Esteio. Mesmo nessas condições, ele é um destacado aluno na escola onde estuda e almeja o sonho de ser médico

Publicado em 05/07/2013
A comovente luta do menino José, que vive debaixo de uma ponte, coleciona notas 10 e sonha em ser médico, ganhou repercussão nacional. Um mêsapós ter sua história contada no jornal Zero Hora — e mobilizado centenas de pessoas dispostas a ajudá-lo —, o menino foi convidado a participar do quadro 'Agora ou Nunca', no Caldeirão do Huck, da Rede Globo.

José Luiz Camboim Moni, 15 anos, e a mãe dele, Tatiana, 35 anos, viajaram ao Rio de Janeiro na última terça-feira e passaram a semana treinando para as provas. Eles gravaram o quadro ao lado de Luciano Huck.


acesse o link abaixo :

http://videos.clicrbs.com.br/rs/zerohora/video/geral/2013/06/debaixo-ponte-aluno-nota/24990/

Rede de solidariedade se forma para ajudar estudante que mora embaixo de ponte na BR-116

História de José Luiz Camboim Moni, 15 anos, retratada por ZH, comoveu os gaúchos



O sonho de um menino de 15 anos, que dribla as adversidades de morar debaixo de uma ponte da BR-116 e luta para, no futuro, se formar médico, comoveu pessoas das mais variadas classes sociais e idades. Franzino, o adolescente José Luiz Camboim Moni virou um gigante ao se tornar a personificação de todos os Josés que enfrentam tropeços com gana de vencer. Nem entendia bem o motivo de tanta mobilização. Afinal, enxerga-se um José como qualquer outro.
Personagem de reportagem publicada nesta terça-feira em ZH, motivou dezenas de telefonema e mais de cem e-mails para o jornal. Na internet, texto e vídeo registraram mais de 5,8 mil compartilhamentos. Todo mundo queria saber como tornar a luta de José mais branda. 



Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ezequiel Nunes Filho, de Esteio, onde José cursa a 8ª série do Ensino Fundamental, foram quase 50 ligações. Cedo da manhã, um telefonema de Canela garantiu as oito parcelas de R$ 52 para que ele acompanhe a turma, em novembro, na viagem ao Beto Carreiro, em Santa Catarina. O benfeitor ainda deixou um extra garantido para José gastar no passeio. Teve também quem pedisse para o adolescente montar uma lista de desejos. Estava disposto a realizá-los.
— Mas eu não sei, "sôra" — disse ele, ao ser questionado por Rejane Farinha, orientadora educacional da escola.
— Como, José? Tu podes pedir o que quiser. Estão te oferecendo — rebateu Rejane.
José pensou, engasgou.
— Então, posso pedir uns tênis para meu irmão? — questionou.
Precisou de tempo até arriscar-se a dizer que sonha em ter um videogame, ficaria feliz com um computador para fazer os trabalhos em casa e um curso de inglês. Livros ele até queria ganhar, mas resigna-se a ler na biblioteca da escola:
— Lá em casa eu não teria onde guardar, e tem muita umidade. Ia estragar muito fácil.
De óculos escuros, uma senhora discreta trazia a biografia do marido impressa em livro — um médico aposentado que já dirigiu a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Sul (UFRGS). Contribui para deixar mais claro para o menino os passos que ele pode seguir.
Em casa, o dia também foi diferente. Carros com porta-malas cheio de alimentos estacionaram por lá. Os irmãos Matheus, 13 anos, e Jorge, 11 anos, ganharam uma bola. Um casal de Porto Alegre foi ver o que era mais necessário.
— Ah, tem a carroça da minha mãe — lembrou José, sobre o meio de sustento para a casa que ficou inutilizado no começo de maio.
Conta bancária será aberta para donativos
A comoção com José é tamanha que, nesta quarta-feira, família e direção da escola pretendem abrir uma conta para receber donativos vindos de uma maioria que prefere deixar sua identidade anônima, feliz apenas por ajudar.
Mas o que Tatiana, a mulher que luta para manter os filhos nos trilhos do bem, sonha mesmo é em resolver o nó da casa — problema que a levou para debaixo da ponte com os filhos há oito meses. Segundo ela, o terreno em que morava pertencia ao sogro, já falecido.
O marido também morreu, há oito anos, atropelado rente ao local em que hoje residem, sob o asfalto da BR-116, perto da Refap. Sobrou uma dívida referente a pagamentos atrasados dos impostos da casa. Por falta de informação, Tatiana tentou parcelar os dividendos junto à prefeitura de Esteio — segundo ela, sem sucesso. Recebeu uma intimação da prefeitura de que a casa seria penhorada. Apavorou-se. Soube da ponte desocupada. Partiu de mala, cuia, carroça e crianças.
Na noite desta terça-feira, o secretário de Administração da prefeitura, Uéverson Costa Alves, esteve no local e prometeu ver o que é preciso para que ela volte para a casa onde morou por 17 anos.
fonte :


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO