Pular para o conteúdo principal

estudar geografia : Geografia é uma daquelas matérias bem gratificantes e gostosas de estudar. Além de ser útil, envolve muito mais do que apenas ler, ler e ler... O que a torna tão especial é que a vivenciamos. “ SE FICAR O BICHO PEGA ,,, SE CORRER O BICHO COME “ : a Geografia está presente em todo o momento.





SE CORRER O BICHO PEGA ... SE FICAR O BICHO COME


                                                          Elaborado por  Marizete Cajaiba

     Geografia é uma daquelas matérias bem gratificantes e gostosas de estudar. Além de ser útil, envolve muito mais do que apenas ler, ler e ler... O que a torna tão especial é que a vivenciamos.
     O seu campo de estudo da ciência  é muito amplo, fato que possibilita a análise de diversos fenômenos que ocorrem no espaço. Sendo assim, a Geografia é responsável pela abordagem dos acontecimentos naturais, das modificações na natureza causadas pela relação homem-meio, organização espacial, interpretação da paisagem, descrição dos lugares, sociedade, análise geopolítica, economia, entre outros temas,
entretanto a Geografia acompanha o desenvolvimento do ser humano ao longo das décadas, sendo considerada uma das ciências mais importantes da atualidade.
      “ SE FICAR O BICHO PEGA ,,, SE CORRER O BICHO COME “ : a  Geografia está presente em todo o momento, seja na previsão do clima, na explicação de catástrofes como ocorreu em algumas cidades do Rio de Janeiro ( foi um grande aprendizado sobre o relevo e clima da região ) ou fenômenos naturais como terremotos ( como ocorreu no Haiti) , furacões, etc.
     Você vivencia a Geografia em muitos filmes de sucesso, em algumas  novelas como “Caminhos da Índia” ou “ O clone” foram  um verdadeiro álbum geográfico; você aprende Geografia nos telejornais com suas notícias sobre a economia nacional ou mundial, a vida nos grandes centros urbanos, as guerras, o terrorismo, catástrofes, etc .
     Portais de notícias como Estadão e G1 da Globo.com, ou as revistas semanais , como Veja e Época nada mais são que um extrato puro de Geografia.
      Na viagem de férias , a Geografia está sendo praticada quando se recorre aos guias turísticos para coletar informações, ao observar a diferença do relevo ao realizar o percurso até o local de destino , ao observar as  diferenças climáticas em decorrência da altitude. Quando você acessa o Google Earth, você viaja para qualquer lugar da Terra e pode ver imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em 3D, desde galáxias do espaço ...
     Eventos mundiais como a Copa do Mundo ou Olimpíadas em Londres, se  transformam em grandes mecanismos para se aprender Geografia. 
    O que se pode afirmar é que, a Geografia influencia diretamente ou indiretamente no cotidiano de todas as pessoas do mundo, mesmo  que não se dêem conta disso.

A GEOGRAFIA NOS PERMITE COMPREENDER O MUNDO
    “ A ciência geográfica nos permite compreender as relações que nós, seres humanos, estabelecemos com o nosso lugar, com o espaço em que vivemos e construímos nossa vida , ou seja, com o nosso espaço de vivência.               É através da Geografia que podemos analisar e entender as transformações sofridas pelo espaço sob a ação das pessoas que nele vivem para que possamos gerenciar as mudanças futuras, fazendo com que elas sejam benéficas para as pessoas e a natureza. O espaço geográfico sofre transformações porque precisa ser adaptado às novas necessidades, às novas tecnologias.
      Atualmente, as alterações espaciais são rápidas e, em geral, bastante agressivas. O espaço geográfico é permanentemente transformado para atender aos anseios da sociedade na sua busca por soluções para tornar a vida mas confortável para a humanidade. Entretanto, nem sempre  essa busca produz uma vida qualitativamente confortável para todos.
     A GEOGRAFIA É A CIÊNCIA QUE LHE DARÁ FERRAMENTAS PARA COMPREENDER AS MUDANÇAS E OS FENÔMENOS QUE OCORREM EM SEU ESPAÇO DE VIVÊNCIA E OS BENEFÍCIOS OU DANOS QUE ESSAS MUDANÇAS PODEM TRAZER.”

GEOGRAFIANDO: ( responda no seu caderno)

1- Agora que você já sabe, descreva uma situação  que demonstre a presença da Geografia ( notícias da TV, internet, revistas , viagens, etc . COMENTE.
2- Explique a frase : “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come ... A geografia está presente no seu dia a dia.
3- Retire do texto, exemplos de como a Geografia faz parte do nosso dia a dia .
4- Qual a importância da Geografia em nossa vida?
    5- Pesquise e cole no seu caderno uma reportagem interessante envolvendo temas geográficos.(  comentar para a sua classe)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO